Recent Comments

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Nostalgia Pura: Sonic the Hedgehog (Genesis)

Publicadora: Sega  Lançamento: 1991 (E.U.A)  Jogadores: 1

Se essa tela título for ruim, eu não sei o que é bom
  Durante o final da década de 1980 e início da década de 1990, ao se falar de videogames só uma palavra vinha à mente: Nintendo. Naquela época todo o mercado de games era monopolizado pela Big N, enquanto a Atari tentava sobreviver com fatias modestas do bolo milionário. Porém, uma empresa estreante no mercado de jogos surgiu para mudar isso, e seu nome era Sega. Em 1989, o Genesis chegava as lojas (nos E.U.A.), mas o seu System seller mais memorável só foi lançado em 1991: Sonic the Hedgehog.
  
  Esse jogo ( que creio eu, todos aqui conhecem) não só aumentou as vendas do Genesis, como também colocou a Sega numa posição privilegiada do mercado. Já que um simples jogo foi capaz de fazer tudo isso, deve ser muito bom, certo? Leia o resto da matéria para descobrir.
"Como um raio azul"

Sonic no início de sua carreira (antes da malhação)
Primeira batalha contra o vilão
  A história do jogo é a seguinte: Um gênio do mal chamado Dr. Robotinik começou a capturar animais inocentes, com a intenção de usa-los em seus robôs, chamados Badniks. Ele pretende  localizar e roubar cada uma das 6 Chaos Emeralds (Esmeraldas do Caos, em português), para enfim, dominar o mundo (típico). Sonic, um ouriço azul, fica sabendo o que está acontecendo e resolve ir atrás do cientista para deter seus planos maquiavélicos. A história é simples, porém é aceitável, não chega ao ponto de ser considerada absurda.

Seus olhos agradecem o bom gosto XD !!!
  Os gráficos também são bons, dando destaque aos Backgrounds, que possuem várias animações, em alguns momentos é capaz de você parar de jogar só para apreciar o cenário (sério, ele é bom assim). E lembremos que, naquela época, os desenvolvedores ainda não haviam extraído todo o potencial gráfico do console, ou seja, esse jogo tem um visual incrível, mesmo sem usar todo o poder do Genesis, e isso é, no mínimo, admirável. Um bom exemplo de efeito gráfico bem trabalhado do game é em um dos Atos de Green Hill Zone (Zona do Vale Verde, em português), quando Sonic passa por trás de duas cachoeiras.


Um dos melhores exemplos da qualidade gráfica do jogo está logo no início do jogo, em Green Hill Zone 

Se não quiser que isso aconteça, é melhor  procurar Barriers
  Não há muito o que se comentar sobre a jogabilidade. Ela consiste basicamente em pular (podendo atacar inimigos enquanto executa o pulo), rolar (spin), podendo assim conseguir mais velocidade em ladeiras e destruir Badnicks (sendo que algo bem interessante é que após destruí-los, você pode ver os animais capturados fugirem, o que é um pouco cômico - eu acho :P - ) e também podendo pegar alguns itens que podem ajuda-lo, como a Shield Barrier, que cria um campo de força ao redor do ouriço para que ele possa levar mais de um dano sem perder Rings (Argolas, nada de anéis U_U). Cada Zona/Estágio (correspondendo aos "mundos" dos jogos do Mario) é dividida em 3 Atos, sendo que no final do terceiro há uma batalha contra um chefe, que sempre é Robotinik usando máquinas com diferentes funcionalidades e especialidades). 

Ele mesmo precisa lutar contra Sonic, porquê  gastou todo o seu dinheiro na construção de robôs, realmente não tá fácil  pra ninguém...
 Os espinhos irritantes...

Seja cauteloso, se não quiser ver essa tela muitas vezes
  Assim como todos os jogos tem algum problema/algo irritante, infelizmente esse jogo não é exceção. Apesar desses pontos positivos, esse jogo tem algo que pode frustar algumas pessoas: As fases. Antes de pegarem suas tochas e cassetetes, deixem-me explicar melhor. As fases, no geral, são muito boas, possuindo temas variados, desde vales litorâneos, até templos cheios de armadilhas, mas a questão é que, a partir da 2ª Zona  do jogo, você não pode mais se dar ao luxo de correr, porquê a qualquer momento pode ser esmagado, atacado, espinhado, cair num precipício, entre outros, o que acaba tirando o conceito de velocidade.

Espinhos por toda parte!!!
  Outra coisa que também irrita um bocado, com certeza são os espinhos. Por que? Porque normalmente eles são encontrados agrupados, e, sendo que, se você cair neles sem nenhuma proteção, mesmo que você tenha várias rings, você perde uma vida, o que pode te deixar bem frustrado.


  

  O jogo também possui alguns Bugs, mas como não chegam a atrapalhar muito a jogatina, não vou entrar em detalhes.

MAS QUE BAGUNÇA É ESSA?!!!

Hora da Bonus Stage (que não foi nem citada na matéria XD)!!!

  Mas ainda há mais um ponto positivo nesse jogo (bota positivo nisso!!!): As músicas. Se tem uma coisa que não pode faltar num bom jogo, com certeza essa coisa é uma boa trilha sonora. Não importa qual seja a fase, todas as músicas do jogo são boas (até de Game Over é legal XD), sem exceção alguma, mas, especialmente, essas duas abaixo, são as melhores: Title Screen Theme e Green Hill Zone Theme.




Passando pelos loopings e arrasando quarteirões (no bom sentido)!!!

  Sonic the Hedgehog é um daqueles jogos difíceis de se achar defeitos, e mesmo quando os possui, ainda nos agracia com sua jogabilidade mestra, que foi capaz de preocupar e dar dor de cabeça para a Nintendo, na tão conhecida 1ª Guerra dos Videogames (ou deveria dizer massacre?). Então, vamos deixar de "enrolação" (sacaram? Enrolação, enrolar, spin...Riam!!! Foi engraçado XD !!!) e vamos logo para o resultado:

Jogabilidade: 8.5 -----Som: 9.0 -----Nostalgia: 9.0
Gráficos: 8.5 -----Diversão: 9.0

Nota Final: 8.8

All right!!! I'm the fastest and the better of the bests!!!
  O tão famoso e admirado ouriço, o raio azul que vai de norte a sul, desde o primeiro jogo em que ele foi protagonista, já mostrava o quão grandiosa seria a sua jornada, passando pelos picos mais altos e explorando as cavernas mais perigosas, este meus amigos, é Sonic, o Ouriço mais veloz, do mundo :) . Se você nunca jogou esse jogo, compense todo o tempo perdido e jogue agora mesmo ;D !!!
P.S.: Eu sei que a análise demorou muito para sair, mas eu não pude usar o meu computador hoje (ou ontem, dependendo do fuso horário), então eu tive que começar a análise bem tarde, mas eu prometo que sempre farei o possível para vocês poderem apreciar ao menos uma dessas matérias por dia ;D !!!

O que você achou?

2 comentários:

  1. excelente gostei muito :)

    ResponderExcluir
  2. Adorei amigo, não sou muito fã de Sonic mas sua análise está bem feita, veja as minhas análises tmbm.
    http://www.snestalgia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir